Fórmula para Aprender algo Novo em 30 dias

Tempo de leitura: 3 minutos

Já sentiu como se estivesse preso na rotina? Fica torcendo pra chegar sexta-feira logo e a segunda-feira é uma tristeza só. Vou te dar uma dica de como aprender algo novo em 30 dias e mudar essa sua rotina, antes que vire uma depressão total. Eca!

Pense em algo que sempre quis fazer, que sempre quis incluir em sua vida e experimente fazer isso por 30 dias.

30 dias é o tempo mais ou menos o tempo necessário para assimilar ou abandonar um hábito.

Rotina e Hábito

Gosto de pensar que precisamos fazer pequenas rotinas diárias até se tornar um hábito.

Exemplo: acordar todo dia 15 minutos mais cedo para ler um livro. 15 minutos!?! Pensa comigo: 15 minutos é muito pouco. E dá pra fazer hein!

Ou cortar/reduzir o açúcar do primeiro café da manhã.

Quando você estiver craque na rotina, você poderá dizer que já esta habituada com isso.  😉

Coisas pequenas

Então, se cortar totalmente o açúcar é difícil, diminua um pouco. Ou se acordar 15 minutos é demais, comece com 10 minutos. Vou te contar uma coisa, não é tão difícil assim, eu mesmo superei isso e deixei aqui 5 dicas para ter mais disposição ao acordar.

Tente fazer algo que te faça feliz. Não precisa ser cedinho. Outro exemplo: Tirar uma foto por dia durante um mês. Pode ser na hora do almoço. Aposto que essas fotos irão de trazer boas recordações no futuro.

E você ainda pode ficar com vontade em melhorar essas fotos, ou seja, 30 dias é só o começo. Entende?

Autoconfiança

Quando você se dedica à alguma coisa e consegue obter êxito/concluir o que se prontificou a fazer, isso vai de trazer uma satisfação tão legal que terá vontade de iniciar um novo desafio logo.

As suas outras tarefas do dia a dia serão desafiadoras e você encontrará outras maneiras de desempenhá-las melhor.

A Fórmula para Aprender algo novo em 30 dias

A grande sacada é você não fazer nada mirabolante e que seja difícil de concluir, lembre: Precisa ser legal, você tem que curtir. Se você quiser fazer 2 horas de inglês toda manhã, Ok. Mas, você vai curtir? No dia seguinte, vai ter vontade de fazer mais 2 horas, e por 30 dias?

Começa com 30 minutos! Usa o app da Duolingo!

Small changes = sustainable

Faça pequenas mudanças que sejam sustentáveis. Pratique, pratique e pratique…

Matt Cutts, Cientista da Computação do Google, fez uma palestra de 3minutos no TED, e ela é recordista de visualizações, confere lá:

Ou 20 horas para aprender qualquer coisa

Outra palestra do TED que eu gosto muito é a do Josh Kaufman, autor dos livros:

Josh é especialista em ensinar pessoas de todas as áreas da vida como dominar o conhecimento e habilidades práticas. Na sua palestra/conversa, ele compartilha como foi que ter a sua primeira filha e como o incentivou a abordar o aprendizado de uma nova forma.

E disse que se você se dedicar em fazer algo, em 20 horas você saberá como é que faz, é claro, não será um Expert, mas conhecerá os princípios, no vídeo ele mostra como aprendeu a tocar Ukulele. E aprendeu mesmo!

Conclusão

Como exemplo prático. Eu me habituei a acordar cedo, fazer minha meditação e exercícios. Mas, dia desses eu fiz a famosa cirurgia de Vasectomia e é claro não consegui fazer os exercícios. Nossa… Que falta fez!

Mudar ou adicionar um hábito é possível e já foi comprovado em estudos. Então, borá lá, arregasse as mangas, calce suas botas, e vá fazer!

Desejo muito que você seja cada vez mais feliz!

Conte comigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *