Empreendedor. A Surpreendente verdade que nunca te contaram! Bootstrapping

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já ouviu falar no termo bootstrapping? Se você deseja se tornar um empreendedor e abrir o seu próprio negócio, se deparará com esse termo mais cedo ou mais tarde.

Não existe uma tradução literal para ele. Mas o mais próximo disso, seria você calçar suas próprias botas e criar um negócio de sucesso do zero, sem a ajuda de ninguém. Nem sócios, nem investidores.

No entanto, isso não significa que esse termo se refira a uma pequena empresa, startup ou bicos. Pelo contrário. Algumas das maiores empresas do mundo começaram dessa forma.

Hoje, trouxe algumas informações para você, empreendedor, que está pensando em calçar suas próprias botas! Acompanhe abaixo!

Bootstrapping: Como Se Tornar Um Empreendedor Independente

Afinal, como começar uma empresa ou uma startup sem dinheiro e sem investidores? Será que é possível?

A resposta é sim! Mas, para tanto, você precisará dar um foco especial para o seu negócio.

Veja abaixo!

Jornada Dupla De Trabalho: uma forma de se tornar um empreendedor e criar o próprio negócio sem investidores é ter dois trabalhos.

Um será o seu empreendimento digital. O outro, será o seu atual emprego. Essa é uma boa alternativa para quem ainda não se sente seguro (a) o suficiente para abandonar o emprego.

Além disso, pode ter a sua principal fonte de renda para investimentos no seu novo negócio.

Juntar Dinheiro Por Mais Tempo: outra alternativa que você tem é guardar uma porcentagem maior do seu salário por mais tempo. Quando você juntar um valor suficiente para começar o seu negócio sem precisar de investidores e sem depender mais do seu emprego, aí é hora de se dedicar 100% ao seu empreendimento.

Eu imagino que você já tenha conhecido pessoas que abordaram uma das duas maneiras, ou até as duas para começar um negócio próprio sem investidores.

Independente da forma como você vai juntar dinheiro, tenha cautela; o dinheiro não será tanto assim, e você precisará de um plano para gerenciar bem o seu capital.

Em meio a isso, existe uma desvantagem para o empreendedor bootstrap. Como o dinheiro não é muito, a pressão para não cometer erros é maior. E isso pode se tornar bem mais caro quando houver um erro. E errar é um processo fundamental no empreendedorismo.

Por isso, para que você evite cair nesse tipo de armadilha, eu separei algumas dicas abaixo que ajudarão você com o seu negócio. Confira!

Como Começar o Bootstrapping Sem Colocar Seu Negócio Em Risco

Se você está começando seu próprio negócio por conta própria, significa que terá uma responsabilidade ainda maior. Isso porque não há investidores para dividir essa carga com você.

Por isso, você pode começar simplificando todos os seus processos. Ao invés de criar um site com pura programação, comece utilizando o WordPress, por exemplo.

O CMS, sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (WordPress), permite que você mesmo trabalhe de forma simplificada, rápida e barata. Exatamente o contrário de contratar uma agência especializada em produção de sites!

Outra alternativa é utilizar um coworking para trabalhar. No início, alugar uma sala pode sair bem caro, e você pode despender muito dinheiro em algo que não seja tão necessário. Claro que o espaço é necessário, mas você pode fazer o uso de um coworking, ou então de incubadoras.

Incubadoras geralmente são universidades que cedem espaço para uma startup em fase embrionária para que ela possa se desenvolver. Outra alternativa é usar a sua própria casa, montando seu Home Office.

Outra ação que você pode tomar, ou deixar de tomar, é contratar serviços que não são essenciais para esse começo de trabalho. Isso pode economizar um bom dinheiro para você. Agora, o mais importante é manter o foco em processos que podem ser desenvolvidos por você mesmo (a)!

O que você achou das dicas de hoje sobre calçar as próprias botas em um empreendimento?

Se você quiser mais uma dica excelente, aí vai: não deixe de conferir aqui o curso Fórmula Negócio Online, desenvolvido pelo empreendedor Alex Vargas.

Com ele, você vai aprender do mais básico ao mais avançado sobre como criar um próprio negócio escalável e multiplicável. Eu também estou calçando minhas próprias botas, ainda, e tenho certeza de que você também é capaz!

Deixe o seu comentário abaixo, e não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *