6 passos simples para aumentar sua Produtividade

6 passos simples para aumentar sua Produtividade

Tempo de leitura: 7 minutos

As rotinas são meios de sermos mais organizados e dispostos a fazer algo que seja penoso ou não. Por tanto elas estão ligadas a sua Produtividade.

Sabemos que é muito bom tê-las, pois vamos supor que você fará um concurso, por exemplo.

Logo, se não tiver uma rotina ficará perdido nos estudos. Assim, poderá não conseguir sua meta. Ou seja, rotina é foco, é disciplina.

 

Há um mito que circunda: muitas das vezes, achamos que rotina é ter horários, mas não é bem isso.

Se você tem uma rotina ruim com ações que fazem mal a sua saúde ou te atrapalha na sua produtividade, então, não necessariamente está vinculado ao horário, entende?

Hábitos que viram Rotinas, não apenas com horários

Rotina é termos uma sequência de fatos que devem ser cumpridos em uma mesma ordem todos os dias.

Sabemos que desejamos ter uma rotina, contudo não sabemos como. Certo, estamos alinhados! Vamos ver um passo a passo de como criamos um hábito que se torna rotina. E lá no final do artigo eu vou passar pra você a minha experiência com isso. Ei… não pule as etapas hein!?

1- Olhe o Seu dia-a-dia

Este será o primeiro passo, olhe para o seu cotidiano…

Amanhã, pegue desde cedo e anote tudo o que você fez, desde as pequenas coisas até as grandes.

Faça isso por uma semana, para que consiga ver quais são as rotinas essenciais e quais são aquelas nem tanto, aquelas que podem ser trocados por tarefas produtivas.

2- Método Corta e Cola

Então, o próximo passo será: revisar tudo que está no seu dia-a-dia, que você acredita que pode ser reduzido ou até mesmo retirado dele.

Após isso, veja que sobra tempo vago.

Agora, coloque atividades produtivas que não deram tempo de fazer naquela semana.

3- Calma, vamos dar uma pausa

Um dos maiores erros que temos ao fazer uma rotina é esquecer de colocar nossas pausas, não podemos de modo algum esquecer disso. Visto que, isso degradará nossa saúde mental e física. Portanto, é essencial que guardemos uma pequena parte do nosso dia para descansar.

Dormir bem faz parte do processo

Além do mais, temos que tirar umas boas horas de sono, dado que elas nos ajudarão a ter um dia, posterior, mais saudável e melhor.

Dessa forma, separe de 6 a 8 horas de sono.

4- Será que deu certo?

Agora, pegue essa rotina e veja se ela deu certo.

Use-a por um dia e ao final dele anote / analise as conclusões que chegou.

O foco foi garantido?

Onde está o nosso Foco?

Nessa fase também, é a hora de ver aonde está o maior foco, ele está no horário certo? O que estimula a tê-lo? Faça essas pequenas perguntas, até que tenha algo bem formulado.

5- Vamos arrumar umas coisas

Olhe para essa rotina e parece que ela não deu tão certo para o seu dia, não é? A prática e teoria são diferentes, então faça o seguinte: mude algumas coisas que o ajudará a ter mais foco e conseguir ser mais dedicado.

Fique nesse loop de reformulação e teste até que o seu cotidiano se encaixe com novos hábitos. De modo que, consiga ter mais foco e compromisso.

6- Outros cuidados Práticos

Os principais cuidados que você deve ter são: motivar-se e nunca desistir.

Nunca desistir

Vamos começar falando sobre as nossas motivações, comece desde cedo mentalizando que fará aquilo e que dará certo.

Além disso, fale pra você mesmo o motivo de estar querendo aquilo.

Por fim, você deve ser rigoroso, já que nada adianta fugir da rotina todos os dias.

Outro ponto, um dos mais importantes, é que nunca, nunca você deve desistir.

Se desistirmos confirmamos que não temos disciplina suficiente para realizarmos tarefas diárias.

E logo não teremos uma vida balanceada e produtiva.

Planejamento

Dessa forma, mesmo que você saia um ou dois dias da sua rotina, deve voltar a ela e não desistir.

Para terminar esse artigo, saiba que a procrastinação é o inimigo mortal da sua rotina. E algumas pequenas ações acabam ajudando para que isso ocorra.

Ou seja, você deve evitar ao máximo pequenas ações (WhatsApp, Facebook, Televisão, Distrações) que retiram o seu foco e, consequentemente acabará de vez com o seu planejamento.

Meu Exemplo que deu certo

Essa história do intencional (que é feito de propósito, por querer, proposital, deliberado) isso depende só de você. Pois é! Não adianta dizer:

“Ninguém me ajuda!” ;(

Como diretor executivo, algumas vezes tinha tantas atividades diárias que quando chegava em casa estava acabado, exausto.

Sou grau P. Preta de Muay Thai, e não estava com a disposição necessária para ir na academia.

Comecei a ter alguns problemas de saúde que não tinha..: Colesterol aumentando, entrei num índice de diabetes que não é o aceitável… iiiiii… para… para… para tudo!

Decidi que não quero isso, eu não mereço isso, e quer saber? Minha família não tem nada haver com isso. É problema meu. Não posso passar meus problemas de saúde pra ela, meu mau humor… Chega!

Então, analisei o sistema todo e entendi que o problema era chegar esgotado mentalmente e fisicamente no final da tarde, mais mental do que físico. E refiz meu horário. Na verdade ampliei. Agora vou na academia as 06h da manhã.

Você acha que foi fácil acordar as 05:20h da manhã, no inverno, em Curitiba? Então, claro que não. Mas com muita força de vontade eu fui levando.

Mas, fui vendo os benefícios, e vi que o problema é o levantar da cama, depois que levanta vai se embora.

Comecei indo as Segundas e Terças das 06 as 07h da manhã. Chego em casa tomo banho e pronto. Dia livre, disposto.

Sério, aumentou minha disposição. Chego a tarde e tenho a sensação de dever cumprido e vou ficar com a minha família.

Agora ampliei para Segundas, Terças e Quintas…

Depois de 3 meses (julho, agosto, setembro), fiz novos exames, e já normalizou tudo.

Se você quiser acordar mais cedo, no entanto tem dificuldades para isso… Não deixe de ver o artigo 5 Dicas Para Ter Mais Disposição Ao Acordar.

Foi um novo hábito que investi e já virou rotina.

Alguém pode dizer:

Ah Luiz, mas nem tem academia aqui na minha cidade!

Ou qualquer outro motivo…

Então, levante e faça exercícios em casa. Não vai se machucar né?! Procure um professor de Educação Física para te orientar.

Equipamentos para Exercícios em Casa

Ou faça outra atividade, leitura, um curso online. Dá uma olhada no resumo que eu fiz do curso do Alex Vargas, o Fórmula Negócio Online, vai te abrir a mente.

É isso aí. Não esqueça, crie hábitos intencionais que se tornam rotinas a longo prazo. Depois que se tornou rotina não será mais necessário gastar sua força de vontade pra esse hábito.

 

1 comentário


  1. Adorei o acabei de ler, pq estou fazendo de tudo um pouco pra trabalhar com marketing digital e não consigo montar as páginas no face, não sei achar a página web, enfim, não vou desistir, mas preciso de ajuda.

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