5 Dicas Para Ter Mais Disposição Ao Acordar

Tempo de leitura: 4 minutos

Dar aquele salto da cama logo ao acordar ou enrolar mais um pouquinho no travesseiro? Como ter mais disposição ao acordar?

Para muita gente, a segunda opção é sempre mais confortável, mesmo sabendo que isso pode ser prejudicial para os seus compromissos.

O pior é quando o despertador já tocou pela terceira vez, mas a preguiça continua falando mais alto!

Qual é o segredo para se ter mais disposição ao acordar? Fica comigo, porque hoje vamos conversar mais sobre esse assunto!

Você sabe qual o principal culpado de você não acordar com mais disposição? É justamente a privação do sono!

Com a rotina cada vez mais corrida, é normal que as pessoas passem a dormir cada vez menos.

Dormir 8 horas, o que seria recomendado, já é um privilégio para algumas pessoas!

Mas claro que outros fatores também influenciam, como prática de atividades físicas, genética, alimentação e horário de dormir.

Por isso, confira abaixo 5 dicas para que você possa ter mais disposição ao acordar e aproveitar melhor o seu dia!

Respeite Seu Relógio Biológico

Tudo bem que nem sempre o corpo responde aos estímulos de forma exata. Mas o ciclo circadiano ainda tem controle sobre ele. Isso é, tudo é planejado de forma que o corpo respeite o limite de 24 horas.

Por isso, se você estiver com o seu relógio biológico desregulado, isso poderá afetar bastante o seu sono. É fácil desregular, mas regular novamente não é tão simples e demanda bastante esforço.

Claro que você não precisa dormir religiosamente no mesmo horário todos os dias, mas é importante seguir um padrão!

Faça Relaxamentos

Para ter mais disposição ao acordar, evite fazer atividades muito estimulantes na hora de dormir, especialmente na cama.

Por exemplo, trabalhar, assistir filmes, ou mesmo consumir alimentos com alto teor de cafeína, como o próprio café.

Hora de dormir é hora de dormir. Você precisa descansar em um lugar silencioso, escuro e sem interferências externas.

Se você quer fazer alguma atividade mais relaxante antes de dormir, o ideal é fazer algo como meditação, relaxamento, ou mesmo ler um livro.

Não Aperte o Botão Soneca

Eu sei que é muito tentador ficar mais cinco minutos na cama. Mas esses cinco minutos podem se transformar em cinquenta!

Além disso, ao ficar enrolando, você acaba atrapalhando novamente o seu próprio relógio biológico.

Isso também faz mal para a saúde. O corpo entende que é normal ter um sono fracionado, quando não é. Você não pode acostumar o seu organismo com esse padrão, ok?

Então, na hora que o despertador tocar, faça um esforço para levantar mais cedo! Você verá como em médio prazo será melhor e terá mais disposição ao longo do dia!

Faça Atividades Físicas

Outra coisa que ajuda muito a ter mais disposição na hora de acordar é praticar atividades físicas.

A prática constante faz com que a temperatura do corpo suba. E quando isso acontece, o corpo acorda com mais disposição!

Porém, você precisa saber escolher bem os horários. Praticar atividades físicas de noite, perto da hora de dormir, não é uma boa ideia. Isso mais atrapalha do que ajuda o sono.

O ideal é que, caso você decida se exercitar de noite, faça pelo menos com três horas de antecedência!

Não deixe de conferir o artigo 6 passos simples para aumentar sua Produtividade, você verá como criar hábitos que viram rotinas, e um exemplo meu sobre atividade física.

Confira Se É Caso De Saúde

Algumas vezes, o problema está relacionado à saúde da pessoa. Por mais que ela se alimente bem, durma cedo e pratique atividades físicas, ainda assim não consegue acordar com muita disposição pela manhã.

Se isso persistir, o melhor mesmo é procurar ajuda médica. É importante ter um profissional orientando nesses casos.

Pode ser que isso seja até mesmo baixa produção de algum tipo de hormônio que regule o sono. Nesse caso, só a alimentação pode não ser o suficiente, e pode ser necessário tomar algum medicamento ou suplemento!

Você gostou das 5 dicas de hoje de como acordar com mais disposição pela manhã?

Conhece mais alguma dica que não foi listada acima? Se sim, deixe nos comentários abaixo! Isso pode ajudar muitas pessoas!

Agora que você terá mais disposição ao acordar, aproveita e veja o post sobre com planejar as atividades do dia.

E se você gostou do post, não se esqueça de deixar a sua curtida abaixo e de compartilhar essas informações em suas redes sociais e com os seus amigos!

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